Fique atualizado com as notícias mais relevantes do agronegócio.

Safra 2023/24: desafios marcam início do plantio

Apesar das projeções de uma nova produção recorde de grãos no Brasil, puxada pelo aumento da área plantada, a cautela tem dominado o início do plantio da safra 2023/2024 entre os produtores rurais. 

O motivo é a combinação entre a perspectiva de uma margem de lucro apertada, devido à queda no preço das commodities, e incertezas que vão desde as condições climáticas até o momento adequado para comprar os insumos. Fonte: Exame

Assédio no trabalho: você está preparado para as novas regras?

O assédio no trabalho é um problema sério no Brasil e acarreta uma série de consequências na produtividade e no clima organizacional das empresas. Sem políticas internas claras as relações são prejudicadas, podendo acarretar passivos trabalhistas, ancorados na nova Lei Programa Mais Mulheres que entrou em vigor em 2023. 

A sua empresa já se adequou? Saiba mais no vídeo abaixo.

Imposto menor sobre o agro pode melhorar o PIB do Brasil

A aplicação de alíquotas menores do Imposto sobre Valor Agregado (IVA) no agro poderá gerar menos inflação e menor perda de consumo da população, segundo  estudo da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil  (CNA).  A variação real do PIB em dez anos seria positiva em 0,37%.

A situação mais promissora considera alíquota padrão de 25%, desoneração da cesta básica e alíquota diferenciada de 7,5% para os produtos agropecuários (redução de 70%, maior do que o corte de 60% previsto no texto da reforma que tramita no Senado).  Será uma carta na manga para o setor tentar garantir novos avanços. Fonte: O Sul

BNDES lança nova linha para cooperativas do agro

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou a nova linha de crédito rural de 1 bilhão complementando os recursos disponibilizados via Plano Safra. 

A linha Crédito Cooperativas terá opções de custo fixo e condições diferenciadas, como prazo de pagamento de até 5 anos e carência de até 1 ano para cooperativas que exerçam atividades em municípios que tenham decretado estado de emergência ou calamidade. Fonte: Notícias Agrícolas

Conflito em Israel: especialistas alertam para impacto no agronegócio 

Diante do cenário incerto e da possibilidade de extensão do conflito em Israel, o setor agrícola permanece atento às potenciais mudanças nos preços e na disponibilidade de fertilizantes.

Hoje, Israel representa aproximadamente 10% das importações brasileiras de cloreto de potássio, sendo o terceiro maior fornecedor. 

O Brasil deve enfrentar possíveis desafios nos preços e na dependência externa de fertilizantes. Fonte: Canal Rural

Compartilhar:

Gostaria de receber nossas comunicações?

Ao assinar a nossa newsletter, você concorda com os termos da nossa Política de Privacidade.


    Ao informar meus dados, concordo com os termos da Política de Privacidade do Mírian Gontijo Advogados

    Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Google, Política de privacidade e Termos de serviço se aplicam.