Criada em junho de 2003, a Res. Nº 3106 criou as Cooperativas de Livre Admissão.

A partir de sua instituição, pelo Banco Central, em junho de 2023, a Res. Nº 3106 possibilitou que cooperativas de crédito se tornassem unidades de livre associação, estendendo seus benefícios para além dos perfis previamente aceitos, ampliando o acesso ao crédito para micro e pequenas empresas.

Segundo dados da OCB- Organização das Cooperativas Brasileiras hoje são cerca de 18,8 milhões de cooperados no país. Este movimento é fruto de diversos avanços e conquistas que ao longo do tempo possibilitaram que o ramo crédito se tornasse um pilar nacional.

Em dados comparativos da Confebras- Confederação Brasileira das Cooperativas de Crédito do Brasil, na última década o cooperativismo saltou de um patamar de R$ 92,2 bilhões para R$581,07 bilhões de ativos (dados do primeiro trimestre de 2023). Isso revela o potencial gigante para as próximas décadas. Sem dúvidas, o cooperativismo é o futuro do país.

O Mirian Gontijo Advogados atua há quase quatro décadas junto aos produtores rurais, empresas, cooperativas agrícolas e cooperativas de crédito, presenciando de perto a constante evolução do cooperativismo no mercado brasileiro, especialmente no agronegócio.

Saiba mais sobre as nossas áreas de atuação!

Compartilhar:

Gostaria de receber nossas comunicações?

Ao assinar a nossa newsletter, você concorda com os termos da nossa Política de Privacidade.


    Ao informar meus dados, concordo com os termos da Política de Privacidade do Mírian Gontijo Advogados

    Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Google, Política de privacidade e Termos de serviço se aplicam.